Documentário do Canal Brasil conta história do atentado a bomba cometido no Riocentro

Documentário do Canal Brasil conta história do atentado a bomba cometido no Riocentro

2 de novembro de 2018 Off Por Redação VCFAZ


O Canal Brasil estreia nesta segunda (05), o documentário "Missão 115". O longa-metragem faz uma referência direta ao nome conferido pelo DOI-CODI, órgão de repressão da ditadura instaurada em abril de 1964, para a operação cujo objetivo era explodir uma bomba no Riocentro (RJ), na noite de 30 de abril de 1981, enquanto o local abrigava um festival de música comemorativo pelo Dia do Trabalhador e recebia cerca de 20 mil pessoas.

O atentado fracassou após o artefato explodir no carro dos responsáveis, matando um deles, o sargento Guilherme Pereira do Rosário, e ferindo gravemente o capitão Wilson Dias Machado. O cineasta Silvio Da-Rin tem familiaridade com temas relacionados ao regime de exceção, assinando os elogiados Hércules 56 (2007) e o curta-metragem Fênix (1980).

O roteiro caminha pelo período de transição da ditadura militar, particularmente no governo do general João Figueiredo (1979 – 1985). A época ficou conhecida pelo crescente número de grupos secretos ligados ao Exército Brasileiro que praticavam atos terroristas na tentativa de criar um clima de pânico na sociedade e impedir a abertura política. O documentário aborda o evento histórico como ponto de inflexão para a redemocratização e traz o testemunho de um dos membros do Serviço Nacional de Informações (SNI), o ex-delegado da Polícia Civil Claudio Guerra, incumbido de capitanear operações de tortura, execução e ocultação de cadáver.

"Missão 115" estreia dia 05 de novembro, às 22h no Canal Brasil.

Comentários